Header Ads Widget

PERGUNTAS SOBRE ASTRONOMIA 9 ANO COM RESPOSTAS.

Atividades de Ciências


Atividades sobre o sistema solar com respostas

Perguntas sobre astronomia 9 ano

Perguntas sobre astronomia 9 ano

Perguntas sobre astronomia 9 ano

Perguntas sobre astronomia 9 ano

Astronomia

1. Astronomia (EN09) Respostas 1. Responder as seguintes perguntas: a. Qual é o corpo celeste que fica mais próximo da terra? A Lua, satélite natural da Terra. O planeta mais próximo é Vênus. b. Qual é sua distância da terra? No apogeu fica a 406.610 km e quando no perigeu a 356.334 km. O Perigeu lunar acontece quando a Lua está mais próxima da Terra, também pode ser Superlua ou Supermoon. O Apogeu ou Apoastro é o ponto da orbita da Lua mais distante da Terra. c. O que governa as marés? A Lua. d. O que causa um eclipse? Eclipse da Lua - quando a Terra está localizada entre o Sol e a Lua. Eclipse do Sol - quando a Lua localiza-se exatamente na frente do Sol. e. O que é uma estrela cadente? Também chamada de meteoro, a estrela cadente é um corpo celeste de origem mineral, que entrando em contato com a atmosfera terrestre fica inflamada e atinge uma velocidade vertiginosa. f. Qual a velocidade da luz? 300.000 km por segundo ou 299.792.458 metros por segundo. 2. Fazer um diagrama mostrando as posições e movimentos relativos da terra, sol e lua. Demonstrar as posições e movimentos envolvidos nos eclipses do sol e lua.

2. 3. Fazer um diagrama de nosso sistema solar e ser capaz de dar o nome dos planetas na ordem, a partir do sol. 4. Identificar as oito estrelas fixas do céu. Qual a diferença entre planetas e estrelas fixas? Planetas não possuem luz própria e são móveis, girando em torno de estrelas, como o Sol. Estrelas fixas são aquelas parecem estar estacionárias na esfera celeste quando comparadas ao caminhar do Sol, Lua, planetas. Estrelas possuem luz própria, com alguns corpos celestes atraídos a girar em torno delas. A Estrela mais próxima da Terra é Alfa Centauro (com exceção do Sol). Para distinguir entre estrelas e planetas a olho nu, basta ver quem tem luz fixa (planetas) e as que brilham constantemente (estrelas). Oito estrelas fixas: Sirius, Mimosa, Castor, Polares, Vegas, Canopus, Bellatrix e Labrum. 5. O que é constelação? Dar o nome e apontar seis delas. Dar o nome de duas constelações visíveis durante o ano todo. Constelação é uma área internacionalmente definida da esfera celeste. Essas áreas são agrupadas em torno de asterismos, padrões formados por estrelas importantes, aparentemente próximas umas das outras no céu noturno terrestre. Os astrônomos, para facilitar seus estudos, agrupam as estrelas que parecem próximas umas das outras em Constelações. Tais constelações são divididas em 3 grupos, segundo a posição que ocupam no céu. a) CONSTELAÇÕES BOREAIS - São visíveis apenas no hemisfério Norte, com as constelação da Lira, Ursa Maior e Menor. b) CONSTELAOES ZODIACAIS - São visíveis da linha do Equador. São em numero de 12 a saber: Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

3. c) CONSTELAÇÕES AUSTRAIS - São visíveis apenas do hemisfério Sul, como as do Cruzeiro do Sul, Cão Maior, Centauro, Mosca e Orion. Bayer em sua Uranometria, introduziu o costume, ainda hoje seguido de designar as estrelas de uma mesma constelação e por ordem de brilho ou grandeza, com as letras do alfabeto grego chamando (alfa) a mais brilhante, (beta) a que segue em brilho (gama) a terceira e assim por diante. As duas constelações visíveis durante o ano todo são a Ursa Menor e Chamaeleon. 6. Desenhar um gráfico do Cruzeiro do Sul, Orion e Escorpião.

4. 7. O que é a Via Láctea? Observar a Via Láctea no céu noturno. É a galáxia onde vivemos. Tem este nome porque é esbranquiçada e parece um caminho de leite no céu noturno. Pode-se observar no firmamento uma imensa faixa irregular, esbranquiçada, que abrange todo o céu: a VIA LACTEA. Do grego lactus e galactus = leite. É uma estrutura constituída por cerca de duzentos bilhões de estrelas (algumas estimativas colocam esse número no dobro, em torno de quatrocentos bilhões) e tem uma massa de cerca de um trilhão e 750 bilhões de massas solares. 8. O que é estrela da manhã e estrela vespertina? Por que ela tem estes dois nomes? O planeta Vênus é conhecido como estrela da manhã, estrela D’alva ou estrela vespertina. Este planeta recebe este nome por ser a primeira estrela a aparecer e a última e sumir do céu e encontra- se muito próxima da Lua. 9. Explicar zênite e nadir. ZÊNITE: Ponto em que a vertical de um lugar vai encontrar a esfera celeste, acima do horizonte, auge, apogeu e culminância. NADIR: Ponto do céu oposto ao zênite; ponto mais baixo, tempo ou lugar onde ocorre a maior depressão. 10. O que é a aurora boreal? O que a causa? Correntes de prótons e de elétrons chocam-se continuamente com nossa atmosfera, desalojando elétrons das moléculas de nitrogênio e dos átomos de oxigênio e dando origem à energia para o fantástico espetáculo celeste que ocorre no hemisfério norte e é conhecido pelo nome de Aurora Boreal. As cortinas da Aurora revelam o alinhamento das correntes invisíveis do campo magnético estendendo-se em direção da terra. Em médias latitudes são algumas vezes observadas auroras que tomam o aspecto de finos véus avermelhados a cobrir o firmamento. No hemisfério sul ocorre a Aurora Austral.