Header Ads Widget

SATÉLITES NATURAIS E ARTIFICIAIS.

 Atividades de Ciências


Satélites naturais e artificiais

O que são satélites naturais e artificiais

O que são satélites naturais e artificiais

O que são satélites naturais e artificiais

O que são satélites naturais e artificiais

1. Satélites Naturais e Artificiais Júpiter e uma de suas luas/ Nasa Naturais: Aqueles de origem natural, como a nossa Lua ou aos corpos celestes que circundam a orbita de um planeta. Alguns planetas podem possuir vários satélites naturais, por exemplo, Júpiter possui 66 luas. Dentro de nosso Sistema Solar apenas Mercúrio e Vênus não possuem satélites. A Lua é o satélite natural da Terra, possui 3.476km de diâmetro, sua distância em relação ao nosso planeta é de 384.405 km, um corpo celeste que não possui luz própria, proporciona quatro fases, crescente, cheia, minguante e nova.

2. Lua/ Uiversidade do Estado do Arizona, EUA Tem três movimentos principais: 1. rotação em torno de seu próprio eixo, 2. revolução em torno da Terra e 3. translação em torno do Sol junto com a Terra. Comparação de tamanho da Terra - Lua/ http://astro.if.ufrgs.br

3. Devido à rotação sincronizada da Lua, a face da Lua que não podemos ver chama-se face oculta, desta forma só uma face é visível da superfície lunar observando da Terra. Existem períodos no qual a Lua esta mais próxima de nosso planeta (perigeu, 356.577 km) e outro mais distante (apogeu, 406.655 km). Em 1969 o homem pós os pés pela primeira vez na Lua, com a missão Apollo, EUA, esta não foi à única vez, outras mais ocorreram com o intuito de fazer coletas e pesquisas científicas. Caminhada de astronauto na Lua/ NASA.

4. Sputnik - http://history.nasa.gov Artificiais: objetos criados pelo homem que são lançados ao espaço e orbitam o planeta. Esses satélites são utilizados na comunicação, captar imagens da Terra, e de outros planetas ou até de lugares distantes do cosmo. Ao observarmos para o céu não podemos ver a olho nu esses satélites artificiais. O lançamento desses objetos se teve logo após a Segunda Guerra Mundial, no qual o primeiro lançado foi o Sputnik em 1957, satélite soviético, colocado em orbita por um foguete militar, “era do tamanho de uma bola de praia”.Após esse lançamento muitos outros foram lançados e cada qual com uma função ou mais Satélites artificiais podem ser:  Meteorológico  Comunicação  Militar  Navegação,  Sensoriamento remoto  Radar.