Header Ads Widget

ATIVIDADES VERMINOSES 7 ANO.

   Exercícios de Ciências


ATIVIDADES VERMINOSES 7 ANO

Atividades verminoses 7 ano

Verminoses

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

Atividades verminoses 7 ano

1. VERMINOSES

 Fonte imagem:http://pdcitaenga.com.br/2013/07/verminoses/

2. Situação de Aprendizagem Verminoses Habilidades: • H31-Identificar as medidas para prevenir verminoses comuns entre os brasileiros,tais como esquistossomose,teníase e cisticercose.(GI) • H33-Associar a promoção da saúde individual e coletiva à responsabilidade conjunta dos indivíduos e dos poderes públicos.(GII) • H36 –Julgar a pertinência das medidas profiláticas contra verminoses comuns entre os brasileiros,tais como a ascaridíase, o amarelão, a esquistossomose e a teníase,com base na análise de ilustrações sobre os ciclos de cada doença.(GIII) • Tempo previsto: 8 aulas • Estratégias de ensino:Leitura e análise de texto, discussão coletiva,pesquisa orientada,produção de tabela e interpretação de infográficos. • Recursos:materiais de pesquisa,livro didático,caderno do aluno.

3. Etapa 1 Sensibilização-Leitura e Análise de texto • Fazer a leitura do texto projetado: • Após a leitura do texto perguntar : • -Quais as características do personagem? • -Como eram seus hábitos de higiene? • - Jeca tatuzinho era uma pessoa saudável? • - O que o médico disse que ele tinha? • - O que são os micróbios?

4. JECA TATUZINHO DE MONTEIRO LOBATO Adaptação de Maria R. do Amaral Tema: Higiene, Saúde e Trabalho Fonte texto:http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia66.htm

5. Jeca morava no sitio. Era solteirão, por isso vivia só. Não totalmente, porque tinha um cão preto, sempre por perto. O apelido de Jeca Tatu advém da maneira como vivia. Caipira assumido e sempre muito sujo. Daí o TATU que é um animal que vive em buracos na terra Morava em uma tapera cheia de buracos, onde a lua faz clarão. Também não consertava nada. No quintal só se viam um frangainho magricela, um patinho sem mãe e uma leitoazinha que corria por todos os lados em busca de alguma comida. Jeca, de cócoras, no quintal tomava sol. Não calçava, pois não tinha sapatos. Um chapéu de palhas, camisa xadrez e uma calça surrada. Plantar? Qual o que. Tinha muita preguiça. Meia dúzia de covas para o plantio do milho, e já entregava a rapadura. Buscar lenha no mato, era outra dificuldade. Vinha sempre com uns poucos gravetos nas costas.



6. O melhor era descansar. Deitava-se em baixo de una árvore e ferrava no sono. O cãozinho aderira a vida e o caráter do dono. Estirado nas pernas do Jeca dormia a sono solto. Ah! Mais a marvada da pinga, estava sempre por perto. Era o que atrapalhava e muito. Um dia passou por ali um médico que ao ver o Jeca, naquele estado de penúria, e amarelo de tanta debilidade física, compadeceu-se dele e pediu para que mostrasse a língua. Logo em seguida disse; Você esta com a língua muito suja. Com certeza está com estômago e intestinos em mau estado. Venha á cidade em meu consultório, que vou providenciar uns exames e ver como está sua saúde. Jeca foi ao consultório do Doutor e depois e feito alguns exames, o médico concluiu que ele precisava fazer um bom tratamento, alimentar-se melhor e deixar a cachaça.

7. Além do mais, você precisava andar calçado, pois pela sola dos pés, é que passam os micróbios que danificam a sua saúde. Mostrou através de uma lente de aumento a ação dos micróbios. Jeca ficou abismado com o que ficou sabendo. Até o cãozinho preto do caipira estava de testemunha do que o doutor falava. Na volta para casa, Jeca passou na farmácia e já mandou aviar a receita Eram algumas vitaminas e Biotônico Fontoura um fortificante porreta. Comprou também algumas frutas e legumes ovos e leite, passando a se tratar melhor. E não deu outra. O nosso Jeca começou a ficar forte e passando a mão em um machado, cortava lenha em abundância. Depois quando ia ao mato buscar lenha, trazia um belo feixe na cabeça Começou a tomar gosto pela coisa e a sua plantação de milho, feijão e mandioca começou a produzir.

8. Saia para caçar e não tinha medo de nada. Ouvia a onça rugir e enfrentava a danada com socos e queda de braços. As feras corriam logo, embrenhavam-se pelo mato e Jeca ficava vitorioso no confronto. Sua fama alastrou-se na redondeza. Ficou gordo e bonitão. Arrumou até casamento. Fez uma casa maior e bem feita, com varanda e tudo mais. Andava de chapelão e botas. Teve filhos que ele também não deixava que andassem descalços. Pois sabia agora quanto vale a saúde. Tão compenetrado era, com respeito a isso, que até seus porcos e galinhas, tinham botinas. Criava porcos em pocilgas bem construídas e duas vezes por ano, levava-os em seu caminhão Para vende-los no mercado da cidade. Comprou mais terras e formou uma pequena fazenda a quem deu o nome de Fazenda Feliz. A sua vida, ficou totalmente modificada e para muito melhor. Tinha telefone, e uma TV que via á noite, sentado em uma cadeira de balanço. A sua casa era bem arrumada, com um relógio que batia as horas. Em fim, o nosso antigo caipira, era hoje homem de negócios e aos domingos, ia á cidade, cavalgando um belo cavalo alazão, soltando boas baforadas de seu charuto. Conclusão: O Jeca de outros tempos, agora transformado em seu estado de saúde e progresso financeiro era mesmo um vencedor na vida. Graças a modificação de sua conduta em relação a higiene, a saúde e ao trabalho.

9. Música: Jeca Tatuzinho. Oi vida marvada Não dianta faze nada Porque se esforça Si não vele a pena trabaiá De manhã cedo, vo lá pra rocinha Pra ve se a dona deu quarqué coisinha Mais quar o que Não naceu nada não Prantando nace Mais não pranto não Oi vida marvada... Não sei porque aqui não nace nada È só capim, só mato e espinharada Não nace arrois0, nem mio e nem fejão Não sei oque que nace nesse chão. Oi vida marvada... Mis desse jeito, vo fica doente. Não tenho arrois e não tenho fejão Ando descarso e vivo cançado Não sei que faço, num guento não Oi vida marvada... O seu doto, me viu e receito Remédio e fruita E eu meho fiquei Fiz tratamento E logo miorei Hoje soforte Inté onça infrentei. Oi vida marvada...

10. Após essa sensibilização com o texto ,continuar a discussão com mais questionamentos: -Vocês conhecem outros “micróbios” ou “parasitas” como os que causaram a doença do Jeca tatuzinho? - O que são parasitas? - Alguém já ouviu falar em Lombriga ou Solitária? - Alguém já tomou vermífugo? - Alguém já ouviu dizer (mãe, avó, avô, tios) parece que aquele menino (a) está com lombriga ou verme? Etapa 2 – Sondagem - Análise das imagens: • Observando as imagens dos responda: • É possível identificar esses vermes no nosso dia-a-dia? • Onde eles vivem? Fonte figuras: 



11. Verminose Parasita Forma(s) de contágio Sintomas Tratamento Prevenção Ascaridíase Esquistossomose Teníase e Cisticercose Amarelão Etapa 3 - Pesquisa Com alguns materiais selecionados pelo professor como livros didáticos e paradidáticos, textos, revistas;os alunos divididos em 4 grupos iniciarão uma pesquisa sobre os parasitas das figuras observadas.

12. Etapa 4 • De acordo com os dados do quadro, os alunos farão a interpretação dos infográficos que representam o ciclo de vida dos parasitas estudados: Fonte:http://www.oocities.org/maquaticos/reprodsolium.jpg _________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________

13. Fonte:http://www.brasilescola.com/upload/e/ascaristexto.jpg _______________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________ Fonte:http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos2/esquistossoma3.jpg _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

14. Fonte:http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos2/ancilostomose2.jpg _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Etapa 5 - Avaliação As respostas dos alunos para o roteiro de pesquisa, participação na construção de tabelas, interpretação dos infográficos e tarefas. Etapa 6 - Recuperação Leitura e interpretação de tabelas de dados, textos e infográficos,aulas expositivas – dialogadas,além do registro no caderno.

15. Sugestões de atividades para avaliação e recuperação 1)Considere as informações abaixo para responder às questões que seguem: O famoso escritor brasileiro Monteiro Lobato certa vez escreveu uma historia sobre um matuto que contraiu uma verminose e, desde então, teve a vida bem modificada por conta disso. Esse personagem chamava-se Jeca Tatue queixava-se de muita canseira, dor de cabeça e dores no abdome. Ele era amarelo e magro e, um dia, quando examinado por um doutor, descobriu que sofria de ancilostomíase. a) Como Jeca Tatu contraiu (“pegou”) a ancilostomíase? _______________________________________________________________ b) Por que a ancilostomose também é conhecida como amarelão? _______________________________________________________________



16. Leia o esquema a seguir para responder às questões.

17. Com base nas informações fornecidas no esquema, defina o que seria “hospedeiro intermediário” e “ hospedeiro definitivo”. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ O esquema traz o ciclo da tênia quando esse parasita provoca a doença conhecida como teníase no ser humano. Porém, o mesmo parasita pode provocar uma doença no homem conhecida como cisticercose. No esquema, como ele pode contrair cisticercose? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ De acordo com a sua resposta para a questão a, na cisticercose o ser humano deve ser considerado hospedeiro definitivo ou intermediário? Por quê? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Explique como medidas simples de higiene pessoal e com os alimentos estão relacionados com a prevenção de muitas verminoses. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Fonte :Caderno do professor-volume 4-7º ano