Header Ads Widget

OLFATO O QUE É?

Exercícios de Ciências
O olfato é um dos cinco sentidos. Por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores. Em comparação com o olfato de outros mamíferos, o olfato do ser humano é pouco desenvolvido.

OLFATO O QUE É?


Olfato - Ciências - Sentido

Olfato


• O olfato é um dos cinco sentidos.
Por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores. Em comparação com o olfato de outros mamíferos, o olfato do ser humano é pouco desenvolvido.

OLFATO CINCO SENTIDOS

Sistema Olfativo 

• O principal órgão do sistema olfativo é o nariz.

As células olfatórias localizadas no topo da cavidade nasal captam as moléculas aromáticas dissolvidas no ar.

A sensibilidade das células olfativas é grande, de modo que poucas partículas são capazes de estimulá- las e produzir a sensação de odor. Quanto maior o estimulo, maior a intensidade da sensação de odor.

Cavidade Nasal 

• Na parte inferior da cavidade nasal encontra-se a mucosa vermelha, região que contém muitos vasos sanguíneos e onde está às glândulas secretoras de muco, substância que mantém a umidade da região.

São essas glândulas que, quando estamos resfriados, aumentam a secreção de muco, obstruindo o nariz.

Odor 

• O sistema olfativo é capaz de detectar um odor de cada vez, sendo que um odor pode ser a combinação de vários odores diferentes.

Em situações nas quais existem vários odores no ar, o odor mais intenso será o dominante, ou no caso de odores da mesma intensidade, a sensação oscilara entre os odores sentidos.

OLFATO CINCO SENTIDOS

Capacidade Adaptativa

• Outra curiosidade sobre o olfato é sua capacidade adaptativa. Ao sermos expostos a um forte odor, a sensação olfativa que a princípio é intensa, após alguns minutos, torna-se imperceptível.

Emoções e Paladar 

• Além disso, o olfato está relacionado às emoções e ao paladar. 

Pessoas que perdem o olfato, sofrem uma diminuição na intensidade das sensações antes agradáveis, como comer. Em algumas a diminuição de intensidade afeta todas as experiências de cunho emocional.

Paladar e Olfato 

• Em relação ao paladar, as moléculas aromáticas liberadas pelos alimentos que ingerimos atingem as células olfatórias, fazendo com que o gosto dos alimentos seja uma combinação entre sabores e aromas.

OLFATO E PALADAR CINCO SENTIDOS

Quimiossensores 

• O olfato depende de receptores sensoriais que respondem à presença de certas moléculas na atmosfera.

Nos humanos, estes quimiorreceptores estão localizado no epitélio oftactatório . Este tecido é recoberto de cílios e uma camada de muco. As moléculas gasosas são dissolvidas no muco e, então, interagem com os receptores.

Quimioceptor 

• Em fisiologia, chama-se quimioceptor a um receptor sensorial sensível à presença ou concentração de determinadas substâncias químicas, como os responsáveis pelo paladar e olfato.

Seu papel é o de receber o estímulo e transformá-lo em impulso nervoso. 

Ele é estimulado quando moléculas de substâncias específicas se encaixam em proteínas receptoras presentes na membrana da célula, num processo chamado de chave-fechadura.

Curiosidades 

• As células do paladar e do olfato são as únicas do sistema nervoso que são substituídas quando velhas ou danificadas. 
• Existem várias doenças associadas ao paladar e olfato, tal como a anosmia, que caracteriza-se pela perda completa do olfato.

OLFATO CURIOSIDADES

• Existem basicamente três sistemas de quimiossensores no nariz e na boca:

  1. O primeiro, do olfato, confere a habilidade de identificar odores.
  2. O segundo, do paladar, detecta o sabor, tal como doce, amargo e azedo.
  3. E, finalmente, existe um tipo especial de células quimiossenssoras, localizadas na superfície do olho, garanta, boca e nariz, que detectam a presença de substâncias irritantes, tais como amônia, mentol e pimenta.


OLFATO O QUE É?
OLFATO O QUE É?
OLFATO O QUE É?
OLFATO O QUE É?
OLFATO O QUE É?
OLFATO O QUE É?
OLFATO O QUE É?
OLFATO O QUE É?
OLFATO O QUE É?
OLFATO O QUE É?