Header Ads Widget

EXERCÍCIOS DE GENÉTICA – 1ª LEI DE MENDEL.

  Exercícios de Biologia


Exercícios Primeira Lei de Mendel

Exercícios Primeira Lei de Mendel


Exercícios Primeira Lei de Mendel

Exercícios Primeira Lei de Mendel

Exercícios Primeira Lei de Mendel

Exercícios Primeira Lei de Mendel

Exercícios Primeira Lei de Mendel

Exercícios Primeira Lei de Mendel

Exercícios Primeira Lei de Mendel

Exercícios Primeira Lei de Mendel

Exercícios Primeira Lei de Mendel

Exercícios Primeira Lei de Mendel

Exercícios de genética – 1ª lei de mendel

1. Biologia 12 Carla Carrasco 1 Exercícios de Genética – 1ª Lei de Mendel 01. A figura faz uma representação esquemática do núcleo de uma célula em meiose. A segregação dos alelos, descoberta por Mendel, ocorre A) entre I e II. B) entre II e III. C) entre III e IV. D) em I. E) em II. 02. Em relação à anomalia gênica autossómica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozoides que conterá o gene A em um homem heterozigoto? A) 1/2 B) 1/4 C) 1/8 D) 1/3 E) 1

2. Biologia 12 Carla Carrasco 2 03. O facto de Mendel ter optado pelo uso da ervilha Pisum sativum para o seu estudo genético deve-se aos aspetos favoráveis a seguir citados, EXCETO A) Ciclo de vida curto B) Facilidade de cultivo C) Estrutura da flor que favorece à fecundação cruzada D) Variedades facilmente identificáveis por serem distintas E) Alto índice de fertilidade nos cruzamentos de variedades diferentes 04. Observe a genealogia, que representa uma família com pessoas afetadas por uma anomalia autossómica: A partir da análise da genealogia, pode-se afirmar que a anomalia é A) recessiva, e os indivíduos 1 e 2 são homozigóticos. B) dominante, e a probabilidade de 6 ser heterozigótica é de 2/3. C) recessiva, e a probabilidade de 4 ser homozigótico é de 1/4. D) dominante, e a probabilidade de 3 ser heterozigótico é de 1/2. E) recessiva, e a probabilidade de 5 ser heterozigótico é de 1/2. 05. Na ervilha-de-cheiro, sementes lisas são dominantes sobre sementes rugosas. Se uma planta homozigótica para sementes lisas é cruzada com uma planta de semente rugosa dando descendentes, qual será o resultado do cruzamento de um desses descendentes com a planta de semente rugosa da geração parental? A) Sementes lisas (100%) B) Sementes rugosas (100%) C) Sementes lisas (50%) e rugosas (50%) D) Sementes lisas (75%) e rugosas (25%) E) Sementes lisas (25%) e rugosas (75%)

3. Biologia 12 Carla Carrasco 3 06. O heredograma a seguir foi feito ao se estudar uma característica que ocorria em determinada família. Em relação ao heredograma, todas as alternativas estão corretas, EXCETO A) A proporção fenotípica esperada na descendência de II-5 e II-6 é de 1 normal : 1 afetado. B) A ocorrência e transmissão do caráter não é influenciada pelo sexo. C) Os indivíduos normais representados no heredograma são homozigoticos. D) O casamento de III-1 e III-5 não implicará no nascimento de crianças afetadas. E) A probabilidade de nascer outra criança afetada do casamento de II-1 e II-2 é de 50%. 07. O heredograma a seguir refere-se a uma característica controlada por um único par de genes (A e a). Em relação a essa característica, é ERRADO afirmar que A) a descendência do casamento II-1 x II-2 indica que o caráter representado por e por é devido a um gene recessivo. B) os genótipos de II-1, III-2 e III-4 são, respetivamente, AA, aa e Aa. C) se IV-2 se casar com uma mulher de mesmo fenótipo, seus filhos terão todos o mesmo genótipo. D) o esperado, para a descendência do casamento III-3 x III-4, é que a metade dos indivíduos seja homozigótica e a outra metade, heterozigótica. E) na quarta geração, há pelo menos dois indivíduos homozigóticos.

4. Biologia 12 Carla Carrasco 4 08. O gene autossómico que condiciona pelos curtos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pelos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigóticos, nasceram 480 coelhinhos, dos quais 360 tinham pelos curtos. Entre esses coelhinhos de pelos curtos, o número esperado de heterozigóticos é A) 180 B) 240 C) 90 D) 120 09. A talassemia é uma doença hereditária que resulta em anemia. Indivíduos homozigóticos Tm Tm apresentam a forma mais grave, identificada como talassemia maior, e os heterozigóticos Tm Tn apresentam uma forma mais branda, chamada talassemia menor. Indivíduos homozigotos Tn Tn são normais. Sabendo-se que todos os indivíduos com talassemia maior morrem antes da maturidade sexual, qual das alternativas a seguir representa a fração de indivíduos adultos, descendentes do cruzamento de um homem e de uma mulher portadores de talassemia menor, que serão anémicos? A) 1/2 B) 1/4 C) 1/3 D) 2/3 E) 1/8 10. O quadro seguinte, representa o resultado de cruzamentos efetuados numa certa espécie de inseto: Considerando o caráter relacionado na tabela, que alternativa está ERRADA? A) O macho do cruzamento 2 é homozigótico. B) 50% dos descendentes do cruzamento 3 são heterozigóticos. C) Todos os descendentes do cruzamento do macho de 2 com a fêmea de 1 deverão apresentar um único genótipo e um único fenótipo. D) Poderiam ter nascido indivíduos de asas vermelhas no cruzamento 2. E) Entre os descendentes do cruzamento 3, cada fenótipo corresponde a um genótipo diferente.

5. Biologia 12 Carla Carrasco 5 11. Na espécie humana, a calvície é uma característica determinada por um gene autossómico influenciado pelo sexo, o qual é dominante nos homens e recessivo nas mulheres. Considerando-se o gene C responsável pela calvície, e o seu alelo C’, pela ausência da calvície, analise o texto a seguir. Uma mulher não calva (1), filha de um homem calvo (2) e de uma mulher calva (3), casa-se com um homem (4) de genótipo igual ao seu. A mulher (1) e o homem (4) têm uma ilha não calva (5). Os possíveis genótipos dos indivíduos 1, 2 e 5 são, respetivamente, A) CC ou CC’; C’C’; C’C’ B) CC’; C’C’; CC C) CC ou CC’; CC’; CC’ ou C’C’ D) CC’;CC; CC’ E) CC’; CC’; CC’ ou C’C’ 12. O heredograma a seguir representa uma anomalia autossómica denominada polidactilia, em que os indivíduos afetados apresentam mais de 5 dedos. A probabilidade de II-5 e II-6 terem uma criança do sexo feminino e normal é A) 1/2 B) 1/3 C) 1/4 D) 1/6

6. Biologia 12 Carla Carrasco 6 13. A doença de Huntington (DH) é uma doença hereditária autossómica neurodegenerativa, que se caracteriza por uma demência e descoordenação motora progressiva devido à perda prematura de neurônios específicos do sistema nervoso central. Normalmente se manifesta-se em indivíduos após a idade reprodutiva e, mesmo que apenas um dos progenitores seja afetado por essa doença, a probabilidade dos filhos serem também afetados é de 50%. A genealogia a seguir foi montada para o acompanhamento de DH numa família. Analisando-se a genealogia e as informações anteriores, é incorreto afirmar A) Indivíduos heterozigotos são sempre afetados por esse caráter. B) O gene que determina esse caráter não está presente no cromossomo X. C) A probabilidade do casal 11 x 12 ter uma filha normal é de 1/8. D) O cruzamento dos indivíduos 13 e 9 pode produzir 1/4 de descendentes afetados. 14. Frutos com fenótipo “Violeta” são os únicos resultantes de herança do tipo dominância incompleta entre cruzamentos de plantas com fruto “Roxo” e plantas com fruto “Branco”. Foram obtidas, de um cruzamento entre heterozigóticas, 48 plantas. Espera-se que a proporção fenotípica do fruto entre as plantas descendentes seja A) Violeta (0); Roxo (36); Branco (12). B) Violeta (12); Roxo (24); Branco (12). C) Violeta (24); Roxo (12); Branco (12). D) Violeta (36); Roxo (12); Branco (0). E) Violeta (48); Roxo (0); Branco (0).
7. Biologia 12 Carla Carrasco 7 15. Analise a figura. Do cruzamento de um touro com uma vaca, ambos apresentando malhas vermelhas e pertencentes a F2, obteve-se uma descendência constituída de 100% de vacas de malhas vermelhas, 50% de touros apresentando malhas acaju e 50% apresentando malhas vermelhas. Os genótipos prováveis do touro e da vaca envolvidos nesse cruzamento são, respetivamente,
8. Biologia 12 Carla Carrasco 8 16. Observe o esquema. Com base nesse esquema e em conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que A) o gene HbA é dominante sobre o gene HbS. B) os indivíduos HbA/HbS e HbS/HbS devem apresentar os mesmos níveis de hemoglobina anormal. C) os indivíduos que produzem só hemácias anormais podem ser curados por meio de transfusão sanguínea. D) um determinado genótipo pode produzir diferentes fenótipos. 17. Analise o heredograma para um fenótipo recessivo esquematizado a seguir e assinale a afirmação incorreta. A) As pessoas afetadas possuem pelo menos um dos pais obrigatoriamente afetado. B) Aproximadamente 1/4 das crianças de pais não afetados podem ser afetadas. C) O fenótipo ocorre igualmente em ambos os sexos. D) Se um dos pais é heterozigótico, o alelo recessivo pode ser herdado por descendentes fenotipicamente normais.

9. Biologia 12 Carla Carrasco 9 18. O heredograma a seguir representa indivíduos de uma família na qual há uma característica fenotípica transmitida por meio de herança autossómica recessiva. Em relação aos dados apresentados, a probabilidade de o casal II.2 e II.3 ter uma ilha homozigótica recessiva para a característica fenotípica em questão é A) de 1/6. B) de 1/3. C) de 1/4. D) zero. 19. Numa experiência, feita no início do século, dois geneticistas retiraram os ovários de uma cobaia albina e implantaram-lhe um ovário obtido de uma cobaia preta. Mais tarde, o animal foi cruzado com um macho albino e deu origem a uma prole toda preta. A) Sabendo-se que o albinismo é uma característica recessiva, como explica esse resultado? B) Indique os genótipos da fêmea preta e da prole. C) Se fosse possível implantar os pelos da fêmea preta na fêmea albina, em vez de transplantar o ovário, o resultado seria o mesmo? Justifique a sua resposta.
10. Biologia 12 Carla Carrasco 10 20. Analise os esquemas. A) Os fenótipos dos descendentes (F1), observados nos cruzamentos 1 e 2, permitem concluir o tipo de herança do caráter albino. Indique o nome desse tipo de herança. B) O indivíduo pigmentado pertencente a F1 do cruzamento 3 reproduz-se por autofecundação. Indique os fenótipos e as respetivas proporções esperadas na sua descendência. C) Por meio de um processo de fecundação cruzada, observou-se, no molusco Biomphalaria, o fenómeno esquematizado a seguir. C.1. Cite o(s) fenótipo(s) que é(são) esperado(s) na descendência resultante da autofecundação do indivíduo B. C.2. O aparecimento de indivíduos pigmentados, na descendência do indivíduo C, evidencia que, diferentemente da maioria dos outros seres vivos, existe, no aparelho reprodutor desses moluscos, um órgão com função específica. Explicite a função desse órgão.
11. Biologia 12 Carla Carrasco 11 21. Mendel cruzou plantas de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos F1, tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv? A) Cruzando-se entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinos, os grãos de pólen. B) Cruzando-se com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas. C) Cruzando-se com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas. D) Cruzando-se entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV. E) Cruzando-se com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é possível identificar aquelas que possuem apenas os fatores V. 22. Anemia falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. Indivíduos com essa doença apresentam eritrócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produzir a hemoglobina S, ela nasce com um par de genes SS e assim terá a anemia falciforme. Se receber de um dos pais o gene S e do outro o gene para a hemoglobina A, ela não terá a doença, apenas o traço falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto deverá saber que, se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença. Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que o casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com anemia falciforme é igual a A) 5,05% B) 6,25% C) 10,25% D) 18,05% E) 25,00%