Header Ads Widget

EXERCÍCIOS DE GENÉTICA – 1ª LEI DE MENDEL.

 Exercícios de Biologia


Atividades de Genética

Primeira lei de Mendel exercícios




Primeira lei de Mendel exercícios

Primeira lei de Mendel exercícios

Primeira lei de Mendel exercícios

Primeira lei de Mendel exercícios

Primeira lei de Mendel exercícios

Primeira lei de Mendel exercícios

Exercícios de genética

1. Biologia 12 Carla Carrasco 1 Exercícios de Genética 01. Em relação aos genes alelos, é incorreto dizer que: A) Relacionam-se com uma mesma característica. B) Ocupam os mesmos loci num mesmo par de cromossomos homólogos. C) Podem ser iguais ou diferentes. D) São encontrados apenas nos autossomas. 02. A manifestação visível ou percetível de uma determinada característica hereditária denomina-se A) genótipo. B) fenótipo. C) fenocópia. D) genealogia. 03. Em determinada espécie de animal, o gene B determina a formação de uma pelagem totalmente branca, enquanto o seu alelo P condiciona a formação de pelagem preta uniforme. Os indivíduos heterozigotos têm uma pelagem branca salpicada de pintas pretas. Apenas com essas informações, pode-se concluir que a cor da pelagem nessa espécie de animal é um exemplo de A) dominância absoluta. B) codominância. C) polialelia. D) herança ligada ao sexo. 04. Vamos admitir que em cobaias há uma série alélica com três genes diferentes para a cor da pelagem: gene E (pelagem branca), gene e p (pelagem branca com manchas marrons) e gene e (pelagem marrom uniforme). A relação de dominância entre os genes dessa série é: E > ep > e. Com as informações anteriores, podemos concluir que é incorreto: A) Trata-se de um caso de polialelia (alelos múltiplos). B) Existem seis genótipos diferentes para essa característica das cobaias. C) Existem três fenótipos diferentes para essa característica das cobaias. D) Cobaias com pelagem marrom uniforme poderão ter genótipos diferentes.
2. Biologia 12 Carla Carrasco 2 05. A genealogia a seguir mostra a herança para um certo tipo de miopia. A respeito do heredograma apresentado, é incorreto dizer que: A) O indivíduo III-2 tem o mesmo fenótipo de seus pais. B) Os indivíduos II-1 e II-6 têm fenótipos iguais. C) Os sobrinhos do indivíduo II-5 são míopes. D) O casal I-1 x I-2 tem três filhos, sendo dois homens e uma mulher. 06. O termo “fator”, originalmente usado por Mendel, foi substituído por “gene”. As diferentes formas sob as quais um determinado gene pode aparecer denominam-se alelos que, normalmente, encontram-se em A) homozigose. B) pleiotropia. C) heterozigose. D) cromossomos homólogos. E) cromossomos heterólogos. 07. Genes que se localizam no mesmo locus em ambos os cromossomas de um par e que respondem pela manifestação de um certo caráter denominam-se A) homólogos. B) alelos. C) codominantes. D) híbridos. E) homozigóticos.
3. Biologia 12 Carla Carrasco 3 08. Uma pessoa pigmentada de pele clara, por ação dos raios solares, fica com a pele mais escura. Portanto, para a característica em questão, A) os seus genes sofreram uma mutação que permitiu um aumento da produção de melanina. B) o seu fenótipo e o seu genótipo alteraram-se. C) o seu fenótipo alterou-se, mas não o seu genótipo. D) o seu genótipo alterou-se, mas não o seu fenótipo. 09. Em aconselhamentos genéticos, um dos recursos utilizados é a elaboração de heredogramas, como este: É incorreto afirmar que a análise de heredogramas pode A) determinar o provável padrão de herança de uma doença. B) ilustrar as relações entre os membros de uma família. C) prever a frequência de uma doença genética em uma população. D) relatar, de maneira simplificada, histórias familiares. 10. Um estudante de 23 anos, dador de sangue tipo universal, é moreno, tem estatura mediana e pesa 85 Kg. Todas as alternativas apresentam características hereditárias desse estudante que são influenciadas pelo ambiente, exceto A) Altura B) Cor da pele C) Grupo sanguíneo D) Peso
4. Biologia 12 Carla Carrasco 4 11. O heredograma que representa um casamento consanguíneo entre irmã/meio-irmão, com filho de sexo não especificado, é 12. Quando afirmamos que, em relação ao caráter cor dos olhos, um indivíduo é portador dos genes A e a, estamos fazendo referência ao seu A) genótipo. B) fenótipo. C) cariótipo. D) aspeto externo. 13. Nos casos de herança com ausência de dominância, não considerando nenhum tipo de influência de fatores ambientais e a não ocorrência de mutações, indivíduos com genótipos idênticos para determinada característica A) têm sempre fenótipos idênticos. B) têm sempre fenótipos diferentes. C) podem ter fenótipos idênticos. D) podem ter fenótipos diferentes.
5. Biologia 12 Carla Carrasco 5 14. Na espécie humana, o gene responsável pela distrofia muscular Duchenne, doença que causa degeneração e atrofia progressiva dos músculos, tem o seu locus na parte não homóloga do cromossomo sexual X. Com base nessas informações, podemos concluir corretamente que a herança desse gene é um caso de A) herança influenciada pelo sexo. B) herança ligada ao sexo. C) herança restrita ao sexo. D) herança de efeito limitado ao sexo. 15. Genes holândricos são aqueles que têm seus loci A) em qualquer um dos diferentes autossomas. B) nas partes homólogas dos cromossomos sexuais X e Y. C) no segmento diferencial do cromossomo sexual X. D) no segmento diferencial do cromossomo sexual Y. 16. Um geneticista que pretenda estudar o efeito do meio ambiente sobre o fenótipo deveria utilizar como material comparativo de estudo A) gêmeos univitelinos criados no mesmo ambiente. B) gêmeos fraternos criados em ambientes diferentes. C) gêmeos univitelinos criados num mesmo ambiente e gêmeos univitelinos criados em ambientes diferentes. D) gêmeos fraternos criados num mesmo ambiente e gêmeos fraternos criados em diferentes ambientes. E) gêmeos dizigóticos criados em ambientes diferentes, sendo ambos do mesmo sexo. 17. “Um geneticista observou que determinado pássaro de penas brancas, sendo alimentado com cenoura em grande quantidade, passa a ter cor alaranjada nas penas. Parando de se alimentar com cenouras, suas penas, após certo tempo, voltam a ser brancas”. O texto anterior descreve A) uma alteração apenas no fenótipo da característica cor das penas. B) uma alteração apenas no genótipo da característica cor das penas. C) alterações no genótipo e no fenótipo da característica cor das penas. D) uma mutação nos genes responsáveis pela característica cor das penas. E) uma influência da alimentação na determinação de um genótipo.
6. Biologia 12 Carla Carrasco 6 18. Algumas pessoas demonstram uma transpiração excessiva mesmo em condições ambientais normais. Esse caráter é determinado por um gene dominante S, cujo locus não se encontra nos cromossomos sexuais. Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, responda: A) Como deve ser o genótipo das pessoas normais? B) Caracterize o tipo de herança do gene para transpiração excessiva. C) Qual será o fenótipo de uma pessoa que tem genótipo heterozigoto para essa característica? 19. Observe o heredograma a seguir: Não considerando a ocorrência de mutações, quais são os indivíduos representados no heredograma que, com certeza, qualquer que seja a característica hereditária considerada, têm sempre o mesmo genótipo? Justifique sua resposta. 20. Na espécie humana, a capacidade de sentir o gosto amargo de uma substância conhecida por PTC (feniltiocarbamida) deve-se a um gene dominante I que, como tal, manifesta sua ação em homozigose (dose dupla) e em heterozigose (dose simples). A incapacidade de sentir tal gosto deve-se ao seu alelo recessivo i que só manifesta sua ação quando em homozigose (dose dupla). Cada um de nós recebe de cada genitor apenas um desses dois genes (I ou i). Assim, para essa característica (sensibilidade ou não ao gosto amargo do PTC), existem três genótipos distintos: II, Ii e ii. Com essas informações, pode-se concluir que os indivíduos sensíveis ao PTC, isto é, capazes de sentir o gosto amargo dessa substância, podem ter os seguintes genótipos: A) II ou ii B) II ou Ii C) Ii ou ii D) Apenas II E) Apenas ii
7. Biologia 12 Carla Carrasco 7 21. Numa experiência, preparou-se um conjunto de plantas por técnicas de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e o outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final da experiência, os dois grupos de plantas apresentaram: A) os genótipos e os fenótipos idênticos. B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes. C) as diferenças nos genótipos e fenótipos. D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes. E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.