Header Ads Widget

DIGESTÃO.

Exercícios de Ciências

O que é digestão resumo

Processo de digestão dos alimentos
DIGESTÃO

DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO
DIGESTÃO

SISTEMA DIGESTIVO

DIGESTÃO

2. A digestão ocorre ao longo dotubo digestivo: inicia-se naboca e termina no intestinodelgado.
3. O sistema digestivo é formado pelo tubo digestivo e pelos órgãos anexos.As glândulas anexas são órgãos anexos que produzem assecreções que constituem os sucos digestivos.
4. Constituição do sistema digestivo humanoA B
5. A digestão é o conjunto de fenómenos, que ocorrem ao longo do tubodigestivo,responsáveis pela transformação dos alimentos em nutrientes simples,capazes de serem utilizados pelas células.

6. Que fenómenos ocorrem na boca, na faringe e no esófago?Órgão Fenómenos Fenómenos Produto das mecânicos químicos digestão Na boca ocorre digestãoBoca Digestão mecânica: Digestão Bolo química e mecânica, mastigação realizada química por alimentar formando-se o bolo pelos dentes ação da saliva alimentar. O boloFaringe Progressão dos alimentar progride ao alimentos: deglutição longo do tubo através daEsófago Progressão dos deglutição e dos alimentos: movimentos movimentos peristálticos. peristálticos

7. Esmalte Substância muito dura, composta essencialmente por Coroa minerais que protege o dente Região visível fora do desgaste da mastigação da gengiva Linha da gengiva Colo Zona da junção entre a Dentina coroa e a raiz, situada ao Confere rigidez e estrutura nível da gengiva Polpa Contém vários nervos Raiz e vasos sanguíneos Responsável pela fixação do dente no osso Ligamento Cimento Reveste a raizAtravés da ação dos dentes , durante a mastigação, os alimentos sólidos são reduzidos apequenos fragmentos. Uma mastigação incompleta conduz a digestão mais lenta.

8. E a saliva, qual é a sua função? Glândulas salivaresA saliva amolece e lubrifica os alimentos – ensalivação e transforma o amido emprodutos mais simples.Através da ação da língua, dos dentes e da saliva forma-se o bolo alimentar.
9. O que acontece para que o bolo alimentar passe da boca para o estômago.Epiglote
10. Devido aos movimentos peristálticos o bolo alimentar chega ao estômago. BOCAESTÔMAGO
11. Em que se transforma o bolo alimentar no estômago?Órgãos Fenómenos mecânicos Fenómenos químicos Produto da digestãoEstômago Digestão mecânica: Digestão química por Quimo movimentos de mistura ação do suco gástrico (e movimentos peristálticos) No estômago, o bolo alimentar é transformado em quimo.

12. FígadoProduz a bílis que divide asgorduras em gotículas depequenas dimensões Parede interna do estômagoVesícula biliarArmazena a bílis Pâncreas Produz sucoIntestino delgado pancreáticoProduz suco intestinal
13. O que acontece ao quimo no intestino delgado?Órgãos Fenómenos mecânicos Fenómenos químicos Produto da digestãoIntestino Progressão dos Digestão química por Quilodelgado alimentos: movimentos ação de: suco intestinal, peristálticos suco pancreático Emulsão das gorduras por ação da bílis No intestino delgado, o quimo é transformado em quilo.

14. O que acontece aos nutrientes no final da digestão? No final do processo digestivo, alguns nutrientes do quilo são absorvidos e passam para a corrente sanguínea.
15. Válvula coniventeIntestino Válvulas coniventes delgado Membrana VilosidadesIntestino intestinais interna do delgado intestino Capilares sanguíneos Vaso Tecido linfático muscular
16. Que estruturas estão envolvidas na absorção intestinal?As pregas intestinais, ouválvulas coniventes, e asvilosidades intestinaisaumentam a superfície decontacto entre o quilo e asparedes do intestinodelgado. Deste modo, oprocesso de absorção éfacilitado. No intestino grosso, o que resta do quilo é transformado em fezes. Depois de se acumularem no reto são evacuadas pelo ânus.

17. Em síntese Vamos tentar completar este esquema! onde se realiza a SISTEMA DIGESTIVO DO HOMEM Digestão constituído por TUBO DIGESTIVO ÓRGÃOS ANEXOS constituído por que são PâncreasBoca Faringe Esófago Estômago Intestino Intestino Glândulas Fígado Vesícula delgado grosso salivares biliar onde se forma o onde produzem produz produzonde se onde se se dá aforma o produzem armazenada transforma-se Absorçã Saliva Suco Bílis na Bolo Quimo alimentar o pancreático Fezes favorecida pela existência de Vilosidades
18. SISTEMADIGESTIVODE OUTROSANIMAIS

19. O animal ruminante engole o alimento rapidamente, sem o mastigar, e este vai para apança. Mais tarde, o alimento volta à boca, passando pelo barrete. Na boca, é mastigado e ensalivado, e por fim, novamente engolido, passando para o folhoso e depois para acoalheira, onde sofrerá a acção de um suco digestivo muito activo. Por fim, seguirá para o intestino onde terminará a sua digestão e os nutrientes absorvidos para o sangue.O animal ruminante engole o alimento rapidamente, sem o mastigar, e este vai para apança. Mais tarde, o alimento volta à boca, passando pelo barrete. Na boca, é mastigadoe ensalivado, e por fim, novamente engolido, passando para o folhoso e depois para acoalheira, onde sofrerá a ação de um suco digestivo muito ativo. Por fim, seguirá para ointestino onde terminará a sua digestão e os nutrientes absorvidos para o sangue.

20. As aves granívoras possuem o papo onde os grãos são armazenados e amolecidos, oproventrículo, onde irão sofrer a ação de um suco digestivo, e a moela, onde irão sofrer aação mecânica dos músculos das suas paredes e ser triturados. O proventrículo e a moelasão os dois compartimentos do estômago da ave granívora.
21. DIGESTÃO