Header Ads Widget

ATIVIDADES SISTEMA DIGESTÓRIO.

Exercícios de Ciências
ATIVIDADES SISTEMA DIGESTÓRIO


ATIVIDADES SISTEMA DIGESTÓRIO
ATIVIDADES SISTEMA DIGESTÓRIO

Atividades sistema digestorio

1. Grupo:___________________________________ Atividade em Grupo Sistema Digestório Disciplina: Ciências Categoria: Corpo humano Descrição: Atividades sobre o Sistema digestório. 1. Observe a figura do sistema digestório, em que os órgãos estão numerados. Depois, complete o caminho que o alimento faz em nosso corpo com os nomes dos órgãos numerados: Todo alimento precisa passar pelo processo da digestão, pois é isso que retira seus nutrientes e os envia às células do corpo. A digestão começa na (1) . Nela, os alimentos são amassados, mastigados e triturados. Também nela o alimento recebe a saliva, produzida pelas (2) . A língua, então, empurra o alimento para um canal chamado (3) . Essa pequena parte empurra o alimento para um tubo chamado (4) . Então, o alimento chega ao (5) . 

Esse órgão faz a digestão mecânica dos alimentos, ou seja, ele faz movimentos para amassar e misturar o alimento. Ele também solta sucogástrico, que ajuda a digerir a comida. O alimento chega, então, ao (9) . Nessa parte do processo de digestão, ele recebe a bile, produzida pelo (6) é armazenada na (7) , e também o suco pancreático, produzido pelo (8) . Quando isso acontece, os nutrientes dos alimentos são absorvidos e enviados para o sangue, para ser levado a cada célula. Após isso, o corpo precisa se livrar do resto dos alimentos, que não serviu para o corpo. Ele faz isso no (10) , que retira a água e os sais minerais, deixando o apenas os restos não aproveitáveis dos alimentos, que se transformam em fezes. Essas fezes ficam no (11) até chegar a hora de serem eliminadas. Elas saem pelo (12) , e assim termina o processo de digestão. 2. Responda: O que é o tubo digestório?

2. 3. Numere, nas explicações abaixo, qual é o órgão que desempenha esse papel, de acordo com a figura acima: ( ) Produzem saliva, que amolece o alimento e facilita a deglutição (engolir). A saliva é muito importante para a digestão dos alimentos ricos em carboidratos. ( ) É uma bolsa que recebe os alimentos engolidos. Esse bolo alimentar fica um tempo nesse lugar, sofrendo a ação de um ácido é outras substâncias digestivas que, produzidas pelo estômago, ajudam a “quebrar” ainda mais o alimento. ( ) É onde a digestão começa e ocorrem dois processos importantes para a boa digestão: a mastigação e a insalivação dos alimentos. ( ) Elimina as fezes. ( ) Canal por onde passam os alimentos, até chegarem ao esôfago. ( ) É um tubo que une a boca ao estômago. Através dele, o alimento chega ao estômago. 

( ) É um tubo de 1,5 metro de comprimento, onde não ocorre nenhuma digestão. Sua função é a formação e eliminação de fezes. ( ) É um canal menor, onde as fezes ficam paradas até atingirem volume suficiente para serem eliminadas. ( ) Produz o suco pancreático, que ajuda a “quebrar” os alimentos para serem aproveitados pelo corpo. ( ) É a parte mais longa do tubo digestivo, e pode chegar a mais de 6 metros. Fica todo dobrado para não ocupar muito espaço. Termina de quebrar o alimento para serem aproveitados pelo corpo. Nele, os nutrientes passam do intestino para o sangue e depois são levados a todas as partes do corpo. ( ) Produz a bile. ( ) Armazena a bile. Parte do corpo onde começa a digestão: ( ) Boca ( ) Estômago ( ) Intestino Parte mais comprida do sistema digestório: ( ) Esôfago ( ) Intestino delgado ( ) Intestino grosso Órgão do sistema digestório que usa um ácido para digerir os alimentos: ( ) Fígado ( ) Pâncreas ( ) Estômago Local do tubo digestório onde os nutrientes são absorvidos, isto é, passam para o sangue: ( ) Intestino delgado ( ) Intestino grosso ( ) Estômago

3. O ... é formado pelos alimentos depois de mastigados, insalivados e engolidos. ( ) quimo ( ) enzimas ( ) bolo alimentar Conjunto de órgãos diferentes que se unem para realizar uma tarefa para o corpo: ( ) digestão ( ) absorção ( ) sistema Glândulas que produzem líquidos que auxiliam no processo de digestão: ( ) Glândulas anexas ( ) Glândulas digestórias ( ) Glândulas sanguíneas Processo em que os nutrientes passam do intestino delgado para o sangue: ( ) Absorção ( ) Digestão ( ) Deglutição Reescreva os nomes dos órgãos do tubo digestório na ordem em que o alimento passa por eles, durante a digestão: Ânus, estômago, intestino grosso, esôfago, faringe, boca, intestino delgado, reto Por que as glândulas salivares, o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar não estavam na lista de órgãos acima? Ligue as glândulas anexas ao que elas produzem: Glândulas salivares Pâncreas Fígado Suco pancreático Saliva Bile Uma pessoa teve um problema de saúdee quaseprecisouretirar sua vesícula. Que problemas ela teria em sua digestão se a tivesse retirado?