Header Ads Widget

PROVA DE BIOLOGIA DA I UNIDADE, 3 ANO.

 Exercícios de Biologia


Lista de EXERCÍCIOS de genética

Genética exercícios

Exercícios de ciências

Genética exercícios

Genética exercícios

Genética exercícios

Prova de biologia da I unidade, 3 ano

1. COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO CARLOS MAGALHÃES Rua Joana Angélica, 579, Jurema, Tanhaçu-Ba Aluno(a): ______________________________________ Data: ____ /____ / ____ Turma: ______ Turno: Maturino Disciplina: Biologia Professora: Manuela Fernandes Série: 3ª Avaliação Final da Iª Unidade INSTRUÇÕES: .Esta prova consta de 12 questões objetivas de múltipla escolha; .Escreva apenas de caneta azul ou preta; .Questão rasurada será invalidada; .Preencha corretamente o gabarito no final da prova, somente por ele haverá correção. "Diga-me e eu esquecerei. Ensina-me e eu me lembro. Envolva-me e eu aprendo." (Benjamin Franklin) 1. (PUC-RS) Em uma dada espécie vegetal, o caráter planta alta é dominante sobre o caráter planta baixa, sendo os genes alelos localizados em autossomos. Pelo cruzamento de plantas altas heterozigóticas, obtiveram-se 160 descendentes. O número provável de plantas baixas entre esses descendentes será: a) 100 b) 80 c) 40 d) 140 e) 120 2. Se um macho aguti cruzar com uma fêmea chinchila , produzirá coelhos com todos os fenótipos a seguir, exceto: a) Himalaio b) Chinchila c) Albino d) Himalaio e albino. e) Aguti 3. (PUC-RS) Em uma dada espécie de mamífero, a cor preta da pelagem é dominante e relação à cor branca. Do cruzamento de dois indivíduos, obtiveram-se 10 descendentes com a pelagem dominante e 10 com a recessiva. O provável genótipo dos progenitores é a) BB e BB. b) Bb e bb. c) BB e Bb. d) Bb e Bb. e) bb e bb.
2. 4. (UFCE) Na herança do sistema sangüíneo ABO, há três alelos autossômicos principais: IA (para sangue tipo A), IB (para sangue tipo B) e i (para sangue do tipo O). Sabe-se ainda, que IA e IB são codominantes, ambos dominando sobre i. Uma mulher tipo A, casada com um homem tipo B, teve uma filha do tipo O. O homem não quis reconhecer a paternidade alegando infidelidade por parte da mulher. Como na época em que o fato ocorreu não havia o “exame de DNA”, o Juiz recorreu a um geneticista que lhe apresentou um parecer sobre o caso. Assinale a alternativa que contém a conclusão correta do geneticista. a) O homem não tem razão, pois, por se tratar de herança autossômica, filhos e filhas teriam que ser, obrigatoriamente, do tipo O. b) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, só podem ter filhos ou filhas do tipo AB, visto que IA e IB são codominantes. c) O homem tem razão, pois, por se tratar de um caso de herança ligada ao sexo, a filha dos dois teria que ser, obrigatoriamente, do tipo A. d) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, quaisquer que sejam seus genótipos, jamais poderiam ter filhos ou filhas do tipo O. e) O homem não tem razão, pois, pais com tipos A e B, dependendo de seus genótipos, podem ter filhos ou filhas com qualquer um dos tipos sanguíneos (A, B, AB, O). 5.(Ufscar-SP) A transfusão de sangue tipo AB para uma pessoa com sangue tipo B: a) pode ser realizada sem problema, porque as hemácias AB não possuem antígenos que possam interagir com anticorpos anti-A presentes no sangue do receptor. b) pode ser realizada sem problema, porque as hemácias AB não possuem antígenos que possam interagir com anticorpos anti-B presentes no sangue do receptor. c) pode ser realizada sem problema, porque, apesar de as hemácias AB apresentarem antígeno A e antígeno B, o sangue do receptor não possui anticorpos contra eles. d) não deve ser realizada, pois os anticorpos anti-B presentes no sangue do receptor podem reagir com os antígenos B presentes nas hemácias AB. e) não deve ser realizada, pois os anticorpos anti-A presentes no sangue do receptor podem reagir com os antígenos A presentes nas hemácias AB. 6. (UFPE) Em animais de laboratório, a cor preta é dominante em relação à branca. O cruzamento de dois indivíduos produziu 20 filhos pretos e 20 brancos. O genotipo desses animais de laboratório é: a) AA e AA. b) AA e aa. c) Aa e aa. d) AA e Aa. e) Aa e Aa. 7. (Pucsp 2012) Sofia e Isabel pertencem ao grupo sanguíneo AB e são casadas, respectivamente com Rodrigo e Carlos, que pertencem ao grupo sanguíneo O. O casal Sofia e Rodrigo tem um filho, Guilherme, casado com Joana, filha de Isabel e Carlos. Qual a probabilidade de o casal Guilherme e Joana ter um descendente que pertença ao grupo sanguíneo O? a) 75%. b) 12.5%. c) zero. d) 50%. e) 25%.
3. 8. (Fuvest-SP) Considere uma ovogônia de uma mulher heterozigótica para o par de alelos Dd. Entre os possíveis gametas formados por essa ovogônia, podemos encontrar: a) apenas um óvulo Dd. b) quatro óvulos Dd. c) quatro óvulos DD e quatro óvulos dd. d) dois óvulos Dd e um óvulo dd e outro DD. e) apenas um óvulo DD ou um óvulo dd. 9. (Unesp 2013) No romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, Bentinho vive uma incerteza: Ezequiel, seu filho com Capitu, é mesmo seu filho biológico ou Capitu teria cometido adultério com Escobar? O drama de Bentinho começa quando, no velório de Escobar, momentos houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva. Escobar havia sido o melhor amigo de Bentinho e fora casado com Sancha, com quem tivera uma filha. Suponha que, à época, fosse possível investigar a paternidade usando os tipos sanguíneos dos envolvidos. O resultado dos exames revelou que Bentinho era de sangue tipo O Rh–, Capitu era de tipo AB Rh+ e Ezequiel era do tipo A Rh–. Como Escobar já havia falecido, foi feita a tipagem sanguínea de sua mulher, Sancha, que era do tipo B Rh+, e da filha de ambos, que era do tipo AB Rh–. Com relação à identificação do pai biológico de Ezequiel, a partir dos dados da tipagem sanguínea, é correto afirmar que: a) permaneceria a dúvida, pois os tipos sanguíneos de Sancha e de sua filha indicam que Escobar ou tinha sangue tipo O Rh+, e nesse caso ele, mas não Bentinho, poderia ser o pai, ou tinha sangue tipo AB Rh–, o que excluiria a possibilidade de Escobar ser o pai de Ezequiel. b) permaneceria a dúvida, pois os tipos sanguíneos dos envolvidos não permitem excluir a possibilidade de Bentinho ser o pai de Ezequiel, assim como não permitem excluir a possibilidade de Escobar o ser. c) permaneceria a dúvida, pois, no que se refere ao sistema ABO, os resultados excluem a possibilidade de Escobar ser o pai e indicam que Bentinho poderia ser o pai de Ezequiel; mas, no que se refere ao sistema RH, os resultados excluem a possibilidade de Bentinho ser o pai e indicam que Escobar poderia sê-lo. d) seria esclarecida a dúvida, pois, tanto no sistema ABO quanto no sistema RH, os resultados excluem a possibilidade de Bentinho, mas não de Escobar, ser o pai de Ezequiel. e) seria esclarecida a dúvida, pois os tipos sanguíneos de Ezequiel e da filha de Sancha indicam que eles não poderiam ser filhos de um mesmo pai, o que excluiria a possibilidade de Escobar ser o pai de Ezequiel. 10. (Ufsj 2012) No final do século XVIII, antes de o cientista austríaco Karl Landsteiner descrever o sistema ABO, um homem poderia passar por uma transfusão de sangue, sofrer uma reação hemolítica e morrer. Com os conhecimentos atuais sobre o sistema ABO, sem considerar outros fatores de tipagem sanguínea e sem considerar o tipo O Bombay, suponha que um homem adulto tenha morrido vítima de uma reação à transfusão de sangue. Supondo ainda que esse homem tenha sido filho de pais A (homozigoto) e AB, é CORRETO afirmar que o homem:
4. a) poderia ter doado sangue para indivíduos tipo A, B e AB. b) era tipo O e poderia ter doado sangue para quaisquer pessoas sem causar reação a elas. c) pertencia ao grupo AB e recebeu sangue A, B ou AB. d) pertencia ao grupo A e recebeu sangue tipo AB ou B. 11. (UFRN) O gene que condiciona sementes de milho enrugadas (milho doce) é recessivo em relação ao gene para sementes lisas (milho normal). Do cruzamento entre heterozigotos, originaram-se 840 sementes, das quais 630 são lisas. Entre essas sementes lisas, o número esperado de heterozigotos é: a) 210 b) 360 c) 630 d) 420 e) 240 12. Qual é a prole de um coelho selvagem heterozigoto para Himalaia com uma fêmea chinchila heterozigota para albina ? a) selvagem 25% -chinchila 50% - himalaia 25% b) Nenhum dos itens. c) selvagem 50% -chinchila 25% - albino 25% d) selvagem,chinchila, himalaia e albino - 25% cada e) selvagem 50% -chinchila 25% - himalaia 25% Sucesso em sua caminhada! GABARITO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 ABCDE